sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Estado e instituições de crédito apoiam instalação de painéis solares

O Ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, e o Ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, assinaram esta quinta-feira um protocolo com instituições de crédito, visando apoiar a aquisição, instalação, manutenção e garantia de equipamentos de energia solar térmica em edifícios habitacionais, através da criação de linhas de crédito disponibilizadas pelas instituições de crédito, lê-se no Portal do Governo.

Segundo a informação veiculada no portal, as instituições de crédito que assinaram o protocolo com o Governo são a Caixa Geral de Depósitos (CGD), o Banco Espírito Santo (BES), o Banco Português de Investimento (BPI) e Millenniumbcp.

«Nos termos deste documento, as agências destes três bancos, além de disponibilizarem o crédito, funcionarão numa lógica de “pontos de contacto” únicos para o consumidor, assegurando o interface com as entidades responsáveis pelo fornecimento, instalação, manutenção e garantia dos equipamentos».

A solução a disponibilizar aos consumidores, até 31 de Dezembro deste ano, «é composta pela oferta de uma solução “chave na mão”, englobando a aquisição, instalação, manutenção e garantia dos equipamentos e incorporando um desconto superior a 50% face ao preço de venda ao público actualmente praticado no mercado, correspondente à comparticipação pública da medida, tendo esta última um limite de 95 milhões de euros».

Caso o consumidor solicite, «será ainda disponibilizada a possibilidade de acesso ao crédito por um prazo que pode ir até aos sete anos, com uma taxa de juro correspondente à Euribor acrescida de 1,5% ou uma taxa fixa a acordar entre a instituição de crédito e o cliente».

O protocolo agora celebrado surge na sequência da aposta do Governo na promoção das energias renováveis, da eficiência energética e das redes de transporte de energia, um dos principais eixos do Programa Iniciativa para o Investimento e o Emprego.

In: Casa Sapo

Sem comentários: