quinta-feira, 7 de maio de 2009

Comprar ou Arrendar?

É melhor comprar ou arrendar uma casa?
Esta é uma questão muitas vezes colocada. Neste artigo vou tentar demonstrar-lhe as vantagens e desvantagens de ambos, esperando ajudá-lo a decidir.

Arrendar uma casa tem benefícios por si só. Por exemplo, se não gostar do local onde vive, pode facilmente mudar para outro, mal o seu contrato de arrendamento termine.
Também existem desvantagens ao arrendar que levam muitas pessoas a comprar a sua própria casa. Quando arrenda, está a pagar para viver numa casa que nunca será sua.

Vamos considerar os aspectos da compra versus arrendamento.

Compra de um imóvel O verdadeiro custo da compra de uma casa é maior do que somente o custo da mesma e a sua, eventual, hipoteca. Há também os seguros hipotecários, seguros da casa, impostos sobre a propriedade e manutenção do imóvel. Estes custos podem aumentar o pagamento mensal em 25/30%.
Por outro lado, na compra de casa, cada pagamento que fizer da hipoteca estará mais perto de ter um bem próprio. Quando paga a hipoteca, aumenta o capital que tem sobre a casa. Este capital pode revelar-se extremamente útil se desejar vender a casa ou usá-lo para pedir um empréstimo (aumento de hipoteca/garantia).

Ao comprar, casa e a manutenção da mesma é da sua responsabilidade. Terá de a manter sozinho ou pagar a alguém para o fazer. Em qualquer um dos casos, é uma preocupação adicional que deverá levar em conta.
Arrendamento

Financeiramente falando, a manutenção não é motivo de grande preocupação. É do senhorio a responsabilidade de manutenção da casa.
As mudanças são também mais fáceis quando arrenda uma casa. Evidentemente, isso depende da quantidade de bens, mas de um modo geral, as pessoas que arrendam tendem a ter menos "coisas" que as pessoas que possuem.

Taxas extra são geralmente inexistentes.

Por outro lado, pode arrendar uma casa durante trinta anos e, no final desse tempo, não tem qualquer capital acumulado. Quando, caso tivesse comprado em vez de arrendar, em trinta anos, teria um activo com um valor bastante considerável.

Os aumentos de renda são inevitáveis, pode contar com um aumento todos os anos. A única coisa que pode fazer para o evitar é avançar para uma casa com uma renda menor.

Quando a questão é comprar ou arrendar uma casa, é sensato considerar tanto as vantagens como as desvantagens de ambas. Afinal, tem que decidir se os benefícios da decisão de comprar versus arrendar superam os custos a ela inerentes, quer se trate de uma questão de financiamento ou de pura conveniência.

Qual a sua opinião? Comprar ou Arrendar?

Sem comentários: