quinta-feira, 7 de maio de 2009

Linha de crédito à habitação própria e permanente avança

A Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) assinou com vários bancos um protocolo no âmbito do qual é criada uma linha de crédito extraordinária para protecção da habitação própria e permanente em caso de perda de emprego. A medida dá cumprimento a uma decisão do Governo neste sentido, lê-se no Portal do Governo.

Segundo nota informativa, esta linha de crédito «permitirá a redução, em 50%, da prestação mensal por um período de 24 meses, abrangendo todos os créditos à habitação própria e permanente contratados até 19 de Março de 2009, independentemente do regime de crédito».

O protocolo envolveu a Caixa Geral de Depósitos (CGD), o Millennium bcp, o Banco Espírito Santo (BES), o Banco de Investimento Imobiliário (BII), o Banco BPI, o Montepio Geral, o Barclays e a União de Créditos Imobiliários (UCI), sendo extensível a outras instituições de crédito que operam no mercado nacional, sendo que relativamente ao Banif, Finibanco, Caixa Central e Banco Português de Negócios (BPN) já se encontra em curso a respectiva adesão.

No caso dos regimes bonificados, «flexibilizou-se o regime de enquadramento ao nível das actuais classes de bonificação e procedeu-se à fixação da taxa de referência para efeitos de cálculo da bonificação acrescida de um diferencial de 1,5% em substituição dos actuais 0,5%».

Sem comentários: